Após um 2020 totalmente fora dos padrões, 2021 chega como o ano das transformações, especialmente no que se refere ao comportamento de consumo. Seja para negócios B2B ou B2C, busca pelo entendimento sobre o “novo normal” não para e, nesse sentido, o marketing digital continuará sendo o grande aliado das marcas para comunicar com seu público.
Mas, com tanta mudança e tanta informação, muitas vezes tudo junto e misturado ao mesmo tempo, fica até difícil de acompanhar, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos esse artigo com algumas dicas e insights sobre o marketing digital em 2021, que vão te ajudar nessa missão. Acompanhe abaixo e não deixe de enviar suas dúvidas. 😉
Propósito de marca: muito além de um diferencial, uma necessidade
Se a sua marca ainda não tem um propósito bem definido, é bom você começar por aqui (e com urgência). Mais do que nunca, os consumidores buscam uma conexão com as marcas e nada mais se trata apenas sobre consumir um produto ou serviço.
Como bem diz a mestre no assunto e uma das idealizadoras deste blog, Eliane Doin:
“As maiores empresas de hoje são movidas por paixão e propósito, não por dinheiro. Elas obtêm grandes lucros ajudando todos os seus stakeholders a prosperar, ou seja: clientes, investidores, funcionários, parceiros, comunidades e sociedade”.
Além de ser um importante norteador da comunicação, o propósito vai alinhar e orientar seus processos internos, a contratação de funcionários, a criação dos seus produtos e muito mais.
Para facilitar o entendimento e a exemplificar a importância de um propósito de marca bem definido, vamos citar o propósito da Nubank:
“Lutar contra a complexidade para empoderar pessoas”.
Quando você lê essa frase, fica mais fácil entender porque o empoderamento e a “descomplicação” da vida financeira dos clientes são tão evidentes nos produtos e na comunicação da marca, certo? 🙂
Humanização e Storytelling
Não é de hoje que a comunicação “Human to Human” está em alta. Apontada como uma das grandes tendências para 2020, antes mesmo do Coronavírus surgir e remexer tudo, a humanização da comunicação é uma necessidade constante das marcas que querem se manter relevantes e com voz ativa nos canais digitais.
Mais do que vender um produto ou serviço, é preciso passar uma mensagem e/ou contar uma história, e o seu propósito enquanto marca precisa estar presente nisso tudo (viu como ele é importante?). Cada vez mais é necessário ficar atento ao que seu público fala, como se comporta e de que forma quer que você converse com ele.
Mais do que nunca, as pessoas estão sensíveis e exigentes, querem resposta rápida e desejam ser ouvidas. Portanto, se você se propõe a estar nas redes sociais, converse com seu público de forma humana, conte sua história nas suas publicações, tente se conectar com as pessoas e, mais do que tudo: seja verdadeiro.
Slow Content: conteúdo de qualidade é o que interessa no marketing digital em 2021
Não é porque a internet virou praticamente o único meio de comunicação e vendas de muitas marcas que você precisa sair fazendo conteúdo em quantidades absurdas. Pense em você enquanto usuário: a quantidade de informações e postagens é tão imensa, que fica difícil digerir e acompanhar tudo, não é mesmo?
Então, por que o seu cliente precisa ser bombardeado de publicações? Da mesma forma que você, ele quer consumir bons conteúdos, que contem uma história e agreguem valor no seu dia a dia. O slow content vem desacelerar essa movimentação excessiva nas redes e trazer mais qualidade às mensagens que as marcas passam.
E para cumprir isso, um conteúdo precisa ser planejado, focado na persona e em resolver seus possíveis problemas, precisa estar alinhado com o propósito da marca (olha ele aí de novo) e gerar alguma conexão com seus consumidores. Aqui tem um podcast bem bacana da Rock Content sobre o assunto.
Fique atento ao TikTok e ao Reels
A velocidade com que o Instagram criou e lançou o Reels para competir com o TikTok já é uma comprovação de que esse formato de conteúdo veio mesmo para ficar.
O aplicativo mais baixado de 2020 trouxe uma nova dinâmica para a comunicação, atingindo a nova geração (Z) de consumidores que vem por aí.
Mas, nem por isso você precisa sair criando vídeos no TikTok para a sua marca. É preciso compreender muito bem quem é seu público e se ele está nesse canal, além de entender se esse tipo de conteúdo está alinhado com a sua marca e o tom de voz que ela propõe. Novamente: é preciso gerar identificação, ser verdadeiro e ter qualidade na mensagem.
Defina, entenda e converse com sua persona
A última dica, mas não menos importante: como fazer isso tudo sem planejar, sem antes entender com quem você conversa, quais são suas dores e objetivos de vida, de que forma se comporta e em que canais está consumindo conteúdo de marcas?
Se sua marca ainda não tem suas personas definidas, ta aí mais um dever de casa urgente. Elas são a base do marketing digital e é só com isso muito claro que sua marca vai conseguir criar conteúdo de qualidade, humanizado, alinhado com seu propósito e nos canais corretos.
Se você curtiu esse conteúdo, vai adorar conhecer o canal da Repertório Marketing & Talks no YouTube, que conta com muita informação de qualidade sobre marketing, comunicação e branding. 😉
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