Carreira e Profissão

Ser publicitário(a): você sabe qual a nossa missão?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A profissão de publicitário mudou radicalmente nas últimas décadas. Mas tá na hora de entender que, em sua essência, nossa missão continua a mesma. Independente da mídia ou ferramenta que está na moda no momento. Você conhece a nossa missão?

A profissão de publicitário, do profissional de comunicação com o mercado,  sofreu transformações radicais nas últimas décadas. Da montagem artesanal de layouts nas décadas de 70 e 80. Passando pelas mudanças nas tecnologias de produção e na proliferação de mídias nas décadas de 90 e 2000. Até a imersão total num mundo digital nesse século. O ferramental e as possibilidades de ações à disposição do publicitário foi evoluindo. 

Hoje temos à disposição o big data, as novas plataformas, as novas mídias sociais, a inteligência artificial e a internet das coisas, entre outras novidades que estão na pauta dos profissionais e nas grades de disciplinas dos cursos de publicidade.

Uma das coisas mais dinâmicas da área da publicidade é que ela reúne pessoas com talentos diferentes em torno de uma mesma causa. Se você gosta do universo audiovisual, ou navega bem nas ferramentas de comunicação, essa área pode te satisfazer.

Se você tem vocação para atividades criativas, ou ainda tem habilidade para organizar projetos fora da caixa, você pode fazer diferença nessa profissão.

Mas você entendeu mesmo a missão do publicitário?

É necessário entender qual o cerne da função do profissional que trabalha com a comunicação com o mercado. Mais importante do que saber lidar nos jobs do dia a dia com a última tecnologia, ou empregar a mídia na moda momento. É preciso deixar claro o que existe por trás, o efeito que queremos promover.

O profissional de comunicação com o mercado tem, em sua essência, a missão de construir marcas e empresas por meio da comunicação. Portanto, o publicitário faz uso de seu talento e recursos para impulsionar os negócios dos clientes.

Mais do que vender produtos no mês ou no ano que vem, estamos falando da construção de marcas para o longo prazo. Apesar de não ser o único fator para o sucesso empresarial, a comunicação com o mercado é necessária no dia a dia de qualquer marca. E pode diferenciar uma empresa de outra. Consequentemente, o publicitário deve torná-la essa comunicação estratégica, organizada, criativa e eficaz.

Não adianta ser craque apenas em uma técnica de comunicação ou entender bem de algumas mídias, e não perceber que, ao fim do dia, o resultado esperado é uma marca do cliente mais forte e bem posicionada.

A visão integrada da comunicação

Outra coisa que não mudou nas últimas décadas foi a seguinte: a necessidade da uma visão integrada das ferramentas de comunicação. Todo ano aparecerão novas ferramentas e plataformas. Acima de tudo, cabe ao publicitário moderno dominar as novidades, sem perder a visão do todo. Uma visão integrada da comunicação. 

A melhor comunicação com o mercado ainda é a que combina múltiplas possibilidades para alcançar o consumidor-alvo. A visão da comunicação integrada ações tradicionais e modernas, digitais e offline. O resultado das ações combinadas é maior do que se estas mesmas ações atuassem separadamente.

Gostar de gente

Por fim, vale dizer que, para trabalhar com publicidade e comunicação, é necessário gostar de gente. Nessa profissão, você vai investir boa parte do tempo tentando entender o consumidor. Mapeando seu comportamento e motivações, e desenvolvendo alternativas e ideias para sensibilizá-lo com mensagens relevantes e de impacto.

Seja bem-vindo ao mundo maravilhoso da comunicação a serviço de marcas e negócios!

Photo by Mark Fletcher-Brown on Unsplash

Publicitário, pesquisador na área de marketing, branding e comportamento do consumidor. Fã de baseball e football.

Comente