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Nove fatores a considerar no seu planejamento de marketing digital de 2022 com PATRICIA GELSLEICHTER

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Para quem está com a mão na massa do seu planejamento de marketing digital de 2022, muitas dúvidas surgem: Por onde começar? Quais as redes sociais que vão bombar nos próximos meses? O que é tendência? O que meu público curte e que ainda não estou fazendo?

O fato é que é mais do que importante rever todas as estratégias da sua marca de tempos em tempos, especialmente quando se fala de marketing digital. O online muda a todo o tempo, o que era tendência há um ano atrás, hoje pode não ser mais.

Não tem segredo. Dar uma revisitada no seu planejamento atual, ver o que já está rodando, o que ainda falta, o que faz ou não sentido pra sua marca, além daquele olhar para o que surgiu de novo, é essencial para manter uma presença digital consolidada.

Para te ajudar nessa missão, separei alguns pontos que acho importante todo profissional de marketing olhar nesse momento de revisão e planejamento. É só seguir com a leitura. 😉

O que avaliar no seu planejamento de marketing digital de 2022

1. Tenha seus objetivos para o ano muito claros 

Antes de mais nada, é preciso ter isso muito bem alinhado: quais são os objetivos estratégicos da sua marca para o ano? Onde se deseja chegar? Definir isso é o primeiro e talvez o mais importante passo para o planejamento de marketing digital de 2022. 

Abaixo listo alguns exemplos de objetivos que podem estar na sua lista:

  • Atrair novos clientes: gerar leads e oportunidades para o time comercial é um dos objetivos que, na minha concepção, deve estar sempre na lista do marketing;
  • Aumentar as vendas nos clientes atuais: um objetivo bastante comum entre as marcas é vender mais para quem já está dentro de casa;
  • Crescer a participação na região X: existe uma região específica que sua marca, seu comercial vai atuar, onde vocês desejam crescer ou entrar?
  • Ampliar a visibilidade da marca: aparecer mais, fortalecer a imagem perante o mercado. Isso é algo que o online permite com facilidade, exigindo investimentos bem menores que o off e com uma possibilidade de mensuração indiscutível.
  • Lançar X novos produtos no mercado;
  • Aumentar o market share;
  • Ser referência em conteúdos sobre o mercado;
  • E por aí vai…

Esses são alguns dos objetivos que sua marca pode ter. O importante é que estejam sempre alinhados com o planejamento estratégico da empresa e que, a partir disso, se tracem os objetivos da comunicação online e os KPIs que irão permitir mensurá-los. 

Lembre-se de não fugir do funil de marketing na hora dessas definições. Gerar leads (marketing) é diferente de gerar vendas (comercial), por exemplo.

2. Defina uma verba coerente com seus objetivos

Dito tudo isso, traçados os objetivos, é hora de pensar na verba que você vai disponibilizar para a presença digital. E, claro, ela precisa ser coerente com as metas que você e sua agência ou parceiro tem. 

Não adianta querer crescer 30% no número de impressões dos seus anúncios, por exemplo, sem aumentar o investimento nessa mesma proporção. Essas definições são importantíssimas mas não são tão simples de se fazer. 

Seu time de especialistas – seja uma agência, um consultor ou seu time interno, que vai executar as ações ao longo do ano -, precisa participar dessas definições e estar de acordo com as novas metas traçadas. Ou seja, o desafio é de todos.

3. Revise suas personas (ou crie-as, se ainda não tiver)

Se a internet muda a todo o tempo, é por conta de que? Das pessoas, claro.

Nós, seres humanos, estamos o tempo todo em evolução, mudando nossos comportamentos. Quando se fala de consumo, isso é ainda mais evidente. 

Pegando um exemplo bem simples: eu sou apaixonada por moda e adoro as facilidades de comprar online. Porém, ultimamente e seguindo um movimento mundial, tenho olhado muito para a sustentabilidade, o que tem me feito refletir mais sobre minhas compras.

O que isso quer dizer para as marcas que me tem como alvo? Que eu estou valorizando mais as peças handmade ou desenvolvidas com materiais sustentáveis. Isso tudo pode fazer com que a marca X, que não está de olho nisso e não revisou as personas, me perca como cliente num futuro muito próximo.

Como eu disse, é só um exemplo, mas que ajuda a entender porque é importante se revisar as personas de tempos em tempos, pois elas são todo o guia da comunicação digital. 

Ah, e se sua marca ainda não tem, por favor, corra fazer. As personas são a base da estratégia do marketing digital e defini-las é, inclusive, um processo bem interessante de fazer.

4. Use dados sempre que possível

Aaaah os dados! ♥

Já comentei ali acima que o marketing digital permite uma mensuração de resultados indiscutível. Tudo são números! Portanto, por que não usar esses números, esse histórico, a favor da sua marca na hora de rever suas estratégias? 

Outro ponto mais do que importante sobre isso: olhe para seus dados internos. Como está sua base de clientes atual? O que mais eles estão comprando? E o que não está com tanta saída assim? De que região são? Qual gênero, faixa etária… São muitas possibilidades de análises que, podem e devem, inclusive, ser usadas nas definições e revisões de personas.

5. Reavalie seus canais e suas estratégias de comunicação

Aqui voltamos ao ponto de que a internet é mutável o tempo todo. Eu sempre gosto de relembrar do caso do Instagram, que antigamente era uma rede muito “lifestyle”, totalmente visual e espontânea, e que em pouquíssimo tempo, se transformou numa rede de negócios.

Da mesma forma, novas redes sociais surgiram, novos formatos de conteúdos estão sendo muito consumidos, os algoritmos das plataformas se atualizaram… são inúmeras mudanças que precisam nos fazer parar, olhar, refletir e pontuar. Em quais canais eu estou e devo permanecer? E em quais ainda não estou, mas deveria? E que tipo de conteúdo meu público está curtindo mais? 

6. Olhe para seu site ou e-commerce: SEO e UX são mais do que importantes

Emendando o assunto “mudança de algoritmo”, o Google é o mais campeão em fazer as mudanças mais impactantes. Isso porque, cada vez mais ele quer proporcionar as melhores experiências aos usuários.

Ou seja: tem que ser bom, tem que ser prático, rápido, seguro, dentro das regras. Quanto mais seu site estiver otimizado para a UX, mais o Google vai te considerar e ser gente boa com tua marca, elevando a pontuação da sua plataforma. 

Além disso, tem toda a questão do SEO que precisa ser assunto o tempo todo: os usuários que procuram pelos termos que são relevantes pra sua marca, estão te encontrando? Um site bem otimizado para os motores de busca também é fator relevante para o Google, inclusive, na hora de baixar (ou não) o CPC das suas campanhas.

“Mas, como faço essa análise?”

Existem algumas ferramentas, como Page Speed Insights e Test My Site, do próprio Google, que ajudam nisso. Mas é fato que é necessário um especialista para fazer essa análise mais aprofundada.

7. Se você ainda não vende online, repense!

Nem é preciso se aprofundar muito aqui. Os clientes do mundo pós pandemia estão diferentes, os comportamentos mudaram e a maioria das pessoas quer comprar tudo sem precisar sair de casa. 

Mais do que isso, estamos imediatistas! 

Gerar desejo por um produto e não possuir um canal de vendas facilitado para o cliente, é certeza de frustração. Sabe o que é pior? Ele, muito provavelmente, vai comprar um produto similar da concorrência que possui um e-commerce ou vende rapidamente pelo Whatsapp. E tudo isso por causa do desejo que o seu produto gerou nele. Acontece muito.

E não pense que isso é restrito a B2C, não. As empresas são feitas de profissionais, seres humanos. Se o comprador puder fazer um pedido todo online, sem precisar fazer cotação, negociar, mandar mensagem, ligar, pra depois fechar, isso vai facilitar muito a vida dele.

Tudo é experiência.

“Mas Patricia, meu cliente lojista vai ficar muito p. da vida comigo se eu montar um e-comerce.” 

Ele vai, é fato. Mas nada como uma estratégia bem planejada e executada, com uma política de preços e canais coerente com a sua realidade. Apesar da grande demanda pela compra online, o consumidor que vai na loja não deixou de existir. Tem mercado pra todo mundo, inclusive pro seu revendedor vender online também. Tudo é questão de facilitar a vida do cliente e não deixar de vender por não ter um canal específico.

8. Fique de olho nas tendências

Um tanto óbvio, mas não custa relembrar. É preciso estudar o que é tendência na comunicação e na rede. Qual rede social promete ser a bola da vez? Que tipo de conteúdo as pessoas estão consumindo mais? E os formatos, quais são os preferidos? 

Minhas dicas: fique de olho em experiência do usuário, áudio marketing + experiência por voz e UGC (User generated content). 

9. Conte com ajuda especializada

Nada melhor do que formar um time entre seu marketing (as pessoas que entendem bem da marca e do negócio) e especialistas em comunicação online, para que seu planejamento de 2022 seja sucesso.

Não queira abraçar tudo, essa troca só vai ser positiva para sua marca e favorecer o alcance dos objetivos traçados lá no início. Além disso, você terá toda a execução demandada pelo planejamento, mais um motivo para buscar um parceiro para entrar nessa jornada com você.

Indico, sem medo, a Woop Comunicação, que tem um time de especialistas nas mais diversas áreas e pode ajudar sua marca a ir mais longe em 2022. 😉

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