Planejamento & Gestão

Livro “Empresas feitas para vencer”, de Jim Collins

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O livro é considerado pela Time Magazine um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos. Fala sobre mentalidade e estratégia. Sobre ideologia e ação. Esta obra de Jim Collins responde a seguinte pergunta: como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir um patamar de qualidade duradouro?
Em primeiro lugar, “Empresas feitas para vencer” mostra como as grandes empresas triunfam ao longo do tempo. Além disso, o livro explora como o desempenho sustentável no longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização. Desde sua concepção.

Capa do livro, edição de 2018.

Depois, o autor apresenta quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Para Collins, ser bom não basta, é preciso ser ótimo. E no meio do caminho o autor menciona a necessidade de checklists do que deve ou não ser feito, com base na proposta essencial da organização e sua postura.

Portanto, é uma boa dica para aperfeiçoar a compreensão sobre estratégia empresarial. Uma fonte para você refletir sobre o que está fazendo e o que pretende fazer estrategicamente no mercado.

Escrevi um livro sobre Marketing no Varejo pela Editora IBPEX - 2008 e mais 4 livros de poesias que foram lançados no Brasil e em Portugal. O primeiro livro "Hiato" - 1982 foi utilzado para análise literária na Escola Internacional de Curitiba. Organizei a 4a. Noite da Poesia Paranaense - 1986. "A poesia sobe ao palco" que foi apresentado no Teatro Guaíra em Curitiba. Possuo algumas menções honrosas em concursos de poesia. Ganhei vários prêmios da publicidade no Brasil e em Portugal, como atendimento e diretora de planejamento estratégico das marcas. Adoro viajar e artes em geral. Uma aquariana curiosa e entusiasmada pela vida.

Comente