Branding

Como construir marcas poderosas

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O fio da história

Construir marcas de sucesso é como construir e conduzir o enredo de uma grande história. Criam-se fatos, produtos, serviços e ações anexando-os a um conceito maior: – o da empresa. Com isso se faz o posicionamento da mesma – a sua maneira de ser e de se apresentar no mercado.

Construir uma marca é como percorrer a narrativa dos contos árabes – As Mil e Uma Noites – passo a passo, dia a dia, ano a ano. O caminho foi trilhado pelas histórias que a princesa Sherazade contava ao vizir. A cada noite ela narrava uma parte, mas sem revelar o final, pois este só seria conhecido na noite seguinte – o início de uma história tinha a ver com o fim da anterior. Isto quer dizer que a maneira com que você mostra a sua empresa/marca hoje, deverá ser a mesma no próximo ano e assim por diante. A técnica narrativa da princesa era estar atenta às exigências da coerência, ritmo e amarração entre as diferentes fases do enredo.

Não se constroem marcas de um dia para outro – a comunicação se processa na sedimentação

Coerência, equilíbrio e persistência são peças fundamentais na construção de marcas. Não podemos dar ao mercado um recado hoje e outro diferente amanhã. E, como a comunicação se processa na sedimentação, não se constroem boas marcas de um dia para outro. É necessário certo tempo para que as diferentes histórias, atadas por uma linha de comunicação bem elaborada, possam mostrar de maneira original a identidade a ser conquistada.

Defender marcas é andar sempre em busca da fonte da juventude. Precisamos saber olhar com carinho os nossos diferentes públicos, interpretar suas sutis transformações e adivinhar seus sonhos futuros. Enxergar além da neblina e estar preparado para os clientes de amanhã, pois eles irão representar o rejuvenescimento da empresa. Marcas descuidadas cristalizam de uma hora para outra as suas velhices.

Sensibilidade, criatividade e arte

Marcas de boa reputação carregam altas doses de sensibilidade, criatividade e arte e essa será sempre a responsável pelos seus brilhos. Só um trabalho primoroso de arte faz a diferença entre as marcas. Gols feitos por Pelé, Zico e Neymar você não esquecerá, os dos outros, com certeza já esqueceu.

 Percepção de valor – o consumidor paga a comunicação

valor que ela representa. Boa parte do preço que pagamos em alguns produtos é somatória dos elementos que compõe a marca: estratégias consistentes de atendimento, serviços, logística e, é claro de comunicação. A Ferrari sempre soube o que estava fazendo quando criou o conceito da qualidade e o mito produto.

E como em qualquer boa história, todos os protagonistas estão envolvidos no processo. E mesmo que alguns não consigam enxergar a linha da narração, devem perceber claramente que existe um trabalho de inteligência nesse caminhar.

Marcas são construídas aos poucos com extremo amor e dedicação. Não se constroem marcas apenas com propaganda, pois esta é apenas uma ferramenta do trabalho. Só a comunicação não resolve a construção de marcas, ideias, arte e atitudes sim.

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