DNA de Marca

Para que serve o DNA de Marca?

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Uma marca se diferencia no seu segmento e no mercado graças ao conjunto de informações que ela carrega. Por meio da sua identidade e sua personalidade. São essas informações que projetam uma estrutura de características que lhe dão um significado único e distinto. Tais elementos conversam com seus públicos de interesse e criam vínculos mais verdadeiros. Laços que se traduzem numa conexão emocional que só um DNA legítimo pode criar.

Para uma marca construir esse repertório de características, é importante estruturá-lo numa espécie de guia. Pois este guia servirá como fonte de consulta em todas as decisões que se tomar em nome dessa marca.

Dessa forma, nomeamos esse guia de Espiral do DNA da Marca. O espiral que compõe o modelo possui 20 caracteres ou elementos que formam o código genético da organização. Aquilo que irá identificá-la e diferenciá-la.

A construção do DNA de Marca é um processo de criação colaborativa que envolve os principais executivos da empresa e um facilitador habilitado para conduzir o processo. É um momento de muitas descobertas e significados. É uma jornada dinâmica, interativa e engajadora, pois daqui partem os alicerces de uma marca de valor, uma lovemark.

Perspectivas dos Negócios

O modelo de DNA de Marca foi concebido para clarear e alinhar as perspectivas dos negócios. Ele desperta reflexões para a tomada de decisões e estabelece direcionamentos no curto e longo prazo. Então, seja para a oferta dos produtos/serviços ao mercado ou na avaliação da viabilidade de um projeto específico, criamos esta metodologia. Porque esta ferramenta tem o mérito de alinhar o fio condutor do que se deseja para a marca. Esse fio condutor reverbera o posicionamento, a proposta de valor, a essência e o propósito da marca, e apoia sua estratégia de comunicação integrada on e offline.

Foco no DNA de Marca

Portanto, com esse modelo único, as campanhas de marketing passam a ter um norte, uma bússola, além de facilitar decisões estratégicas. Pois estar focado fortalece o entendimento da importância do DNA da Marca como um todo coeso. Ele é indivisível. Isso colabora para que o trabalho de Branding seja efetivo e que o efeito cumulativo daquilo que se investe seja maior no dia a dia empresarial.

Ou seja, é preciso manter a consistência, coerência e constância do que se faz em nome da marca. Em relação a todas as atividades e contatos com os públicos-alvo. Isso constrói valor na cabeça, no coração e no espírito dos públicos de interesse. Sem falar nos resultados, que irão aparecer de forma mais equilibrada e duradoura.

O Banco Itaú trabalha, há muito tempo, com o conceito de “Feito para você”. Dentro deste tema já existiram diversas campanhas e muitas decisões estratégicas foram tomadas, porque há muitos modos de expressar esta promessa. Mas a essência da marca permanece e guia suas ações táticas, graças ao seu DNA.

O DNA trabalha com passado e futuro, trajetória e expectativas

O DNA de Marca reúne características com os quais as pessoas se identificam e, de certa forma, já esperam da marca.  Quem trabalha com essa ferramenta no longo prazo sente os efeitos. Como resultado, os elementos do DNA aplicados no seu negócio e no seu branding diferenciam a empresa de forma vigorosa.

Fizemos um post sobre a importância da compreensão e gestão de  Branding, que ajuda a esclarecer mais o assunto e os argumentos

Branding, que ajuda a esclarecer mais o assunto e os argumentos

Em post futuros (em textos e vídeos), vamos detalhar mais o modelo de Espiral do DNA de Marca e seus elementos. Até breve 😉

Escrevi um livro sobre Marketing no Varejo pela Editora IBPEX - 2008 e mais 4 livros de poesias que foram lançados no Brasil e em Portugal. O primeiro livro "Hiato" - 1982 foi utilzado para análise literária na Escola Internacional de Curitiba. Organizei a 4a. Noite da Poesia Paranaense - 1986. "A poesia sobe ao palco" que foi apresentado no Teatro Guaíra em Curitiba. Possuo algumas menções honrosas em concursos de poesia. Ganhei vários prêmios da publicidade no Brasil e em Portugal, como atendimento e diretora de planejamento estratégico das marcas. Adoro viajar e artes em geral. Uma aquariana curiosa e entusiasmada pela vida.

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