Irving Rein, em seu livro “Marketing de Alta Visibilidade”, faz uma reflexão sobre o marketing pessoal e o processo para ganhar evidência, e explica porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso. E porque outras permanecem obscuras, mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. Ele também afirma que a visibilidade é o que todo executivo em início de carreira deseja. E o que todo profissional incógnito almeja.
O mundo dos negócios, da política ao entretenimento, tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única. De tal forma que essa marca seja uma referência no mercado e possa, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais desejada, a mais querida. E muito bem remunerada.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu marketing pessoal, pode chegar ao topo.
O DNA da marca pessoal
É preciso elevar, individualmente, o nível de notoriedade e imagem. Para ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige disciplina, paciência, perseverança e uma equilibrada autoestima. Precisa ser norteada por um conjunto de crenças e valores constantes no DNA da Marca Pessoal, que irá reverberar nas atitudes, nos comportamentos, nas habilidades inatas e nas habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.
Agregue-se a isso uma essência com nobreza de caráter e um propósito genuíno em querer fazer a diferença no mundo.
A busca pela visibilidade
Para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido ou forçado, mas algo que flui espontaneamente. É o “eu interior” em harmonia com o “eu exterior”.
Na visão de Rein, o mundo dos negócios e das celebridades estão interligados. Canais de informação e entretenimento agora podem transmitir imagens numa velocidade e capacidade nunca antes atingidas ou entendidas. Isso resulta em oportunidades para pretendentes que querem usar seu nome como uma marca ou como uma estratégia de marketing.
Querer cortejar a popularidade e o querer fazer o seu próprio marketing pessoal são reflexos das pressões de um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.
Tomar as rédeas da gestão da sua marca “EU S.A.” faz com que o seu posicionamento tenha origem no seu trabalho, nunca o abandonando ao sabor do vento.
A visibilidade acessível
O Marketing Tradicional mudou com a ascensão da internet e de outros meios de ação. Isso tem feito com que profissionais liberais e empresas de vários segmentos alcancem locais de atuação que anteriormente eram muito caros. Ou simplesmente inacessíveis.
Por causa da “desmassificação” da mídia, como descrito por Alvin Toffler, hoje é muito mais fácil ter acesso a uma audiência global. As oportunidades advindas nestas áreas, quando bem aproveitadas, podem fazer a diferença em qualquer mercado competitivo deste século.
É preciso que cada um conquiste o seu território, defendendo-o com ética, ousadia e paixão.
A eficácia do Marketing Pessoal
Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal são fundamentais. Porque acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. E o sucesso é apenas consequência de se procurar sair de um “estágio primário da vida”, em todos os sentidos.
Para realizar um Marketing Pessoal abrangente e gratificante, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas. Valorizando a imagem que se pretende transmitir.
O valor para a marca pessoal
É preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer. Cada área de atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua essência, criarão uma rede de relacionamentos. É nessa interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca pessoa.
Estar sempre presente, visível e acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso. Os exageros no mundo da fama cansam muito rapidamente, o ganho está na sinergia e consistência das ações.
Seja percebido
Para Leo Burnet, “se você não for percebido, você não está com nada. Você tem que ser percebido. Mas tem que ser percebido naturalmente, sem gritar e sem truques”.
No mundo competitivo, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência.
O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia.
Notoriedade e Imagem
Sob esse contexto onde o sucesso do marketing pessoal está em fazer com que as pessoas escolham a nossa marca pessoal para fazer parte da vida delas, é importante ter em conta a criação e o desenvolvimento da notoriedade e da imagem no processo de desenvolvimento do ciclo de vida da pessoa marca, conforme mencionado no início desse artigo.
A notoriedade é o grau de conhecimento que as pessoas possuem a respeito de outras com detalhe suficiente para identificá-las numa categoria profissional e/ou coletividade e imagem uma apreciação de valor. É construída através de ideias, convicções, sensações e ações do pretendente, e a criação dos seus diferenciais e a busca pela visibilidade.
O Marketing Pessoal pode ser definido como “um conjunto de ações estrategicamente pensadas e colocadas em prática, alicerçadas por atitudes e comportamentos que conduzem a nossa trajetória de vida para um feliz sucesso. É um processo contínuo de aperfeiçoamento que objetiva promover comportamentos favoráveis junto aos nossos públicos de interesse para a realização dos nossos objetivos pessoais e profissionais”.
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