Sempre defendi a ideia de que a comunicação empresarial interna, além de funcionar como importante ferramenta de gestão, pode colaborar, e muito, nas atividades do marketing de relacionamento. Uma empresa não irá encantar seus clientes se não combinar antes com o pessoal da casa sobre os deveres a cumprir.
Incorporar – jogar para dentro do corpo: o conceito do bom diálogo é trabalho de constante catequese. É doutrinar os colaboradores em todas as oportunidades os colaboradores no sentido de um propósito comum: atender bem aos clientes.
No universo corporativo a comunicação interna funciona igual a um catalizador de moléculas: ela tem o poder de juntar os interesses de todos os departamentos em uma única direção, tal qual um maestro orientando os músicos nas noções de tempo, empenho, ritmo e harmonia. Quer ver sua empresa funcionando afinada como uma orquestra? Capriche na comunicação interna.
Os marqueteiros, porém, que deveriam se interessar pelo assunto, acabam relegando-o a um segundo plano. Fogem dele por se tratar de uma atividade quase artesanal – dá muito trabalho e pouco prestígio. Assim sendo, perdem a oportunidade de engajar os colaboradores na sua causa principal, que é justamente a essência do marketing de relacionamento: atender bem. Solta, ela vai encontrar defensores entre o pessoal do RH que, com boa
vontade, pouca verba, carentes de expertise, de apoio técnico e político, tentam fazer o trabalho.
Caso os marqueteiros olhassem para dentro das suas corporações com o mesmo cuidado com que olham para o mercado extramuros, veriam que as estratégias arduamente trabalhadas pelas diretorias vão se perdendo pelo
caminho por falta de comunicação interna de boa qualidade. Somente 5% das estratégias emanadas pelos comandantes chegam ao destino final, àqueles que realizam os processos e fazem a instituição andar. Uma
estratégia só será estratégia se for bem comunicada e entendida por todos. Sem isso, é apenas uma promessa de algo não realizado, um sonho. Fazer estes conceitos serem percebidos com clareza, só com um trabalho de
comunicação estruturado, por meio de estratégias bem definidas e realizações primorosas, dia após dia, mês após mês, ano após ano.
Como em qualquer plantio, ela precisa de tempo para vingar, crescer e produzir resultados. Muitos abandonam o trabalho porque não entendem que a comunicação só será bem atingida depois de sedimentar-se, igual a construção de uma parede; um tijolo amarrando-se ao outro. Um dos maiores erros da comunicação é pensar que ela se processou. Por isso, trabalhos pontuais e isolados não funcionam direito. Tempo e persistência, sempre.
E se até Zeus dispunha de um mensageiro, Hermes, para dar os recados sobre as suas estratégias aos outros deuses e aos humanos, por que nós, simples mortais, não devemos dispor da comunicação para nos ajudar em
nossos trabalhos administrativos e de marketing?
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