Comunicação e Propaganda

O poder dos podcasts no Marketing Digital

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Que o áudio marketing está em voga e vem sendo apontado como uma das grandes tendências no marketing de conteúdo atualmente, não é novidade pra ninguém.

Entre os formatos, os podcasts ganharam muito destaque nos últimos anos e vêm fazendo muito sucesso por seu consumo rápido e fácil, principalmente entre as gerações Z e Millennials, que adoram fazer muitas coisas ao mesmo tempo. 

Segundo pesquisa da Kantar Ibope, encomendada pela Globo, o ano de 2020 fechou com 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que incorporaram o hábito de ouvir podcasts. Em 2019, eram 21 milhões de ouvintes, ou seja, um crescimento de 33% em apenas um ano.

Mas, como usar os podcasts no marketing digital? Se você tem dúvidas sobre como aproveitar essa estratégia para ampliar a visibilidade da sua marca, atrair leads e educar seu mercado, continue lendo esse artigo!

Primeiramente: o que é um podcast?

Se você ainda não está por dentro do assunto, é bom correr e se atualizar, mas a gente dá uma mãozinha, com uma explicação bem breve sobre o que são os podcasts:

Um podcast lembra muito o rádio, pois se trata de um programa gravado em áudio. Os formatos são diversos: pode ser um bate-papo entre várias pessoas, uma entrevista ou até uma simples transcrição de conteúdo especializado, em áudio individual. 

A grande facilidade é que, diferente do rádio, a audiência pode ouvir quando e sempre que quiser, por meio de uma plataforma de streaming, como o Spotify, ou via arquivo de áudio.

Daí o porquê de ele ser tão fácil de ser consumido: dá pra ouvir enquanto viaja, em um engarrafamento, na fila do banco, no ônibus… Eu mesma já ouvi relatos de pessoas que ouvem no banho. Ou seja: as possibilidades são infinitas!

Podcasts no marketing digital: como adotar essa estratégia

Marcas e empresas podem se aproveitar desse formato tão versátil e cada vez apreciado por um número maior de pessoas. Como? Compartilhando conteúdo relevante com seu público, fornecendo notícias e atualizações da área de atuação ou educando seu público sobre seu mercado.

No final das contas, o podcast, além de ser mais um canal de acesso ao seu conteúdo para seu público, promove o fortalecimento da imagem da sua empresa, gerando maior engajamento e posicionando-a como referência.

3 Principais vantagens dos podcasts na estratégia de conteúdo digital

Se você ainda não se convenceu, dá uma olhada nessa lista de vantagens em adotar os podcasts como um dos formatos da sua estratégia de conteúdo:

Os podcasts já aparecem em destaque nos resultados do Google

Assim como acontece com as músicas do Youtube, o Google tem a capacidade de pesquisar conteúdo em áudio em um episódio de podcast, sendo mais uma forma de encontrar conteúdos específicos. Da uma olhada nessa busca que eu fiz:

Poscasts no marketing digital: Google mostra em destaque na SERP.

Incrível, né?! Pois essa é uma das grandes provas de que o Google está, cada vez mais, favorecendo os conteúdos em áudio na SERP. Além disso, não é de hoje que sabemos que o áudio é o grande segredo do futuro do Google. 👀

Os podcasts proporcionam excelente experiência aos usuários

Como a gente viu, a facilidade de consumo é o principal atributo desse formato de conteúdo. Quando se fala em experiência do usuário – outro assunto cada vez mais importante para as marcas e valorizado pelo Google – quanto mais fácil for o acesso ao seu conteúdo, melhor.

Um usuário que consegue ter acesso ao que precisa, da forma que prefere, sempre vai ser um usuário feliz com sua experiência. Portanto, apostar nos podcasts também tem relação com isso.

Os conteúdos em podcast são fáceis de produzir e possuem baixo custo

É claro que episódios bem produzidos são sempre mais apreciados pelo público. Mas, a grande questão é que os podcasts não exigem grandes investimentos de produção, podendo ser captados facilmente até via plataforma de conferência, como o Skype, o Zoom ou o Meet.

A dica é que, conseguindo captar um áudio de qualidade, a sua marca encontre um bom parceiro para fazer a edição, que é onde a magia acontece. Cortes inteligentes e efeitos sonoros coerentes favorecem demais a experiência de consumo do conteúdo.  

Uma dica: o Skype oferece a gravação já em sua versão gratuita. 😉

E aí, preparado para se aventurar nesse mundo dos podcasts e gerar muito conteúdo relevante para seu público? Se tiver qualquer dúvida, é só escrever pra gente. 😉

Se você curtiu esse conteúdo, vai adorar conhecer o canal da Repertório Marketing & Talks no Spotify, que conta com muita informação de qualidade sobre marketing, comunicação e branding. 😉

Comente