O modelo apresentado, do DNA de Marca com Propósito, foi pensado de forma a armazenar e estruturar as informações que são relevantes e beneficiam a construção da marca.
Ou seja: um conjunto de caracteres e informações que lhe diferencie. E, da mesma forma, que lhe dê uma identidade e personalidade próprias .
É neste contexto que a marca ganha um “norte”, bem como, ancora-se num processo de branding consistente, apoderando-se de sua história.
Um processo para criar lovermarks
O Espiral do DNA de Marca Empresarial traduz o código genético da organização, aquilo que irá identificá-la e diferenciá-la. Portanto, desta origem partem o alicerce de uma marca de valor, uma lovemark.
O conceito de lovemark baseia-se em uma premissa simples: os seres humanos são movidos pela emoção, não pela razão. O DNA da Marca procura então criar laços afetivos com os públicos de interesse. Faz a marca ser mais valiosa, mais admirada, mais amada, mais querida.
Os benefícios do modelo
Com a experiência como Facilitadora/Condutora na concepção de dezenas de DNAs de Marca Empresarial, elaborei uma lista de benefícios desse modelo para a empresa:
- Entendimento e engajamento na cultura da organização;
- Todos os Líderes e Colaboradores da Empresa permanecem “na mesma página”;
- Planejamento com Alinhamento Estratégico;
- Coerência e consistência na Comunicação da Marca;
- Gerador de Branding Experience;
- Seu norte na tomada de decisões;
- Ser mais assertivo nas decisões;
- Uma marca mais valiosa, mais admirada, mais amada, mais querida;
- Entrega de excelência operacional e de alma;
- Efeito cumulativo no investimento;
- Maior lucratividade e realizações;
- Reuniões mais produtivas;
- Marketing melhor estruturado e focado;
- Seus colaboradores com maior senso de pertencimento e união.
- (…)
Os benefícios não se esgotam aqui. Precisamos ter uma visão ampliada do negócio para explorar todos os benefícios que um DNA bem feito pode proporcionar.
Gestão da Marca
A gestão de uma marca precisa de orientação com foco. E de um “saber cuidar”. Precisa de profissionais comprometidos, observadores e competentes na condução e operacionalização desta gestão.
Porque é necessário trabalhar com a integração de processos e métodos. No dia a dia, certamente determinação e resiliência são necessárias.
Guardiões do DNA da Marca
Um dos legados mais importantes deste modelo de DNA é transformar muitas pessoas envolvidas em “guardiões da marca”. Profissionais que passam a garantir que a marca não perca a sua direção, o seu céu, a sua estrela, o seu horizonte.
Nos momentos de decisão, saber explorar todo o potencial que este DNA de Marca com Propósito proporciona, é crucial para o sucesso nos negócios. Depois disso, os profissionais envolvidos tem mais subsídios para os desafios do dia a dia.
Acima de tudo, repetir os elementos estabelecidos pelo DNA, vezes sem conta, em todas as oportunidades possíveis, em comunicações verbais e não verbais, no universo on-line ou off-line, gera aprendizado, gera crença, gera valor para a marca.
Mais sobre o assunto: Introduzimos o modelo de DNA de Marca com Propósito em um vídeo especial sobre o assunto. E fizemos outros sobre a personalidade da marca e o universo semântico da marca.
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Acesse o site www.dnademarca.com.br e conheça a Metodologia proprietária – DNA de Marca com Propósito.
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