DNA de Marca

Benefícios do DNA de Marca Empresarial com Propósito

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O modelo apresentado, do DNA de Marca com Propósito, foi pensado de forma a armazenar e estruturar as informações que são relevantes e beneficiam a construção da marca.

Ou seja: um conjunto de caracteres e informações que lhe diferencie. E, da mesma forma, que lhe dê uma identidade e personalidade próprias .

É neste contexto que a marca ganha um “norte”, bem como, ancora-se num processo de branding consistente, apoderando-se de sua história.

Um processo para criar lovermarks

O Espiral do DNA de Marca Empresarial traduz o código genético da organização, aquilo que irá identificá-la e diferenciá-la. Portanto, desta origem partem o alicerce de uma marca de valor, uma lovemark.  

O conceito de lovemark baseia-se em uma premissa simples: os seres humanos são movidos pela emoção, não pela razão. O DNA da Marca procura então criar laços afetivos com os públicos de interesse. Faz a marca ser mais valiosa, mais admirada, mais amada, mais querida.

Fonte: Eliane DOIN ©

Os benefícios do modelo

Com a experiência como Facilitadora/Condutora na concepção de dezenas de DNAs de Marca Empresarial, elaborei uma lista de benefícios desse modelo para a empresa:

  1. Entendimento e engajamento na cultura da organização;
  2. Todos os Líderes e Colaboradores da Empresa permanecem “na mesma página”;
  3. Planejamento com Alinhamento Estratégico;
  4. Coerência e consistência na Comunicação da Marca;
  5. Gerador de Branding Experience;
  6. Seu norte na tomada de decisões;
  7. Ser mais assertivo nas decisões;
  8. Uma marca mais valiosa, mais admirada, mais amada, mais querida;
  9. Entrega de excelência operacional e de alma;
  10. Efeito cumulativo no investimento;
  11. Maior lucratividade e realizações;
  12. Reuniões mais produtivas;
  13. Marketing melhor estruturado e focado;
  14. Seus colaboradores com maior senso de pertencimento e união.
  15. (…)

Os benefícios não se esgotam aqui. Precisamos ter uma visão ampliada do negócio para explorar todos os benefícios que um DNA bem feito pode proporcionar.

Gestão da Marca

A gestão de uma marca precisa de orientação com foco. E de um “saber cuidar”. Precisa de profissionais comprometidos, observadores e competentes na condução e operacionalização desta gestão.

Porque é necessário trabalhar com a integração de processos e métodos. No dia a dia, certamente determinação e resiliência são necessárias. 

Guardiões do DNA da Marca

Um dos legados mais importantes deste modelo de DNA é transformar muitas pessoas envolvidas em “guardiões da marca”. Profissionais que passam a garantir que a marca não perca a sua direção, o seu céu, a sua estrela, o seu horizonte.  

Nos momentos de decisão, saber explorar todo o potencial que este DNA de Marca com Propósito proporciona, é crucial para o sucesso nos negócios. Depois disso, os profissionais envolvidos tem mais subsídios para os desafios do dia a dia.

Acima de tudo, repetir os elementos estabelecidos pelo DNA, vezes sem conta, em todas as oportunidades possíveis, em comunicações verbais e não verbais, no universo on-line ou off-line, gera aprendizado, gera crença, gera valor para a marca.

Mais sobre o assunto: Introduzimos o modelo de DNA de Marca com Propósito em um vídeo especial sobre o assunto. E fizemos outros sobre a personalidade da marca e o universo semântico da marca.

Cadastre-se no Blog e siga-nos no facebook, no twitter, no instagram e no youtube. E participe com comentários e perguntas, inclusive mencionando que temas você gostaria de ver aqui no Blog e no canal do youtube. Certamente a sua participação vai ajudar a direcionar os próximos conteúdos.

Escrevi um livro sobre Marketing no Varejo pela Editora IBPEX - 2008 e mais 4 livros de poesias que foram lançados no Brasil e em Portugal. O primeiro livro "Hiato" - 1982 foi utilzado para análise literária na Escola Internacional de Curitiba. Organizei a 4a. Noite da Poesia Paranaense - 1986. "A poesia sobe ao palco" que foi apresentado no Teatro Guaíra em Curitiba. Possuo algumas menções honrosas em concursos de poesia. Ganhei vários prêmios da publicidade no Brasil e em Portugal, como atendimento e diretora de planejamento estratégico das marcas. Adoro viajar e artes em geral. Uma aquariana curiosa e entusiasmada pela vida.

Comente