A importância do planejamento está exatamente na necessidade de criar nas empresas, um ambiente propício para a criação de ideias inovadoras no mercado em que atuam. Melhorando dessa forma, seus pontos fracos, inovando em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, e se destacando quanto aos concorrentes.
Essa Inovação depende do planejamento estratégico. Nesse sentido, é preciso focar nessa intenção e identificar oportunidade de negócio, que estejam alinhadas às estratégias da empresa e sua capacidade de operação, para transformá-las em produto, serviço ou processo com diferencial competitivo no mercado.
Utilizar o planejamento como ferramenta administrativa permanente
alicerçado por projetos inovadores, é característica das empresas
mais estáveis do mercado.
No entanto, nenhuma empresa, não importando o tamanho, pode
prever, no planejamento para 2020, o presente que estamos vivendo com a pandemia. O cenário de um dia para o outro, ficou volátil, incerto, complexo e ambíguo.
O denominador comum à todas as projeções futuristas é a incerteza. Mas isso não foi, nem é motivo para as máquinas pararem.
De um lado, há empresas que, lamentavelmente, fecharam as suas portas, outras continuam produzindo, vendendo, existindo e correndo atrás do prejuízo. Mas de outro, há empresas se reiventando, inovando, fazendo do limão uma limonada e sabe que está aprendendo muito com tudo isso e vai dar a volta por cima focando no futuro.
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