Marketing

Inovação e Planejamento em tempos de pandemia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A importância do planejamento está exatamente na necessidade de criar nas empresas, um ambiente propício para a criação de ideias inovadoras no mercado em que atuam. Melhorando dessa forma, seus pontos fracos, inovando em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, e se destacando quanto aos concorrentes.

Essa Inovação depende do planejamento estratégico. Nesse sentido, é preciso focar nessa intenção e identificar oportunidade de negócio, que estejam alinhadas às estratégias da empresa e sua capacidade de operação, para transformá-las em produto, serviço ou processo com diferencial competitivo no mercado.


Utilizar o planejamento como ferramenta administrativa permanente
alicerçado por projetos inovadores, é característica das empresas
mais estáveis do mercado.

No entanto, nenhuma empresa, não importando o tamanho, pode
prever, no planejamento para 2020, o presente que estamos vivendo com a pandemia. O cenário de um dia para o outro, ficou volátil, incerto, complexo e ambíguo.

O denominador comum à todas as projeções futuristas é a incerteza. Mas isso não foi, nem é motivo para as máquinas pararem.

De um lado, há empresas que, lamentavelmente, fecharam as suas portas, outras continuam produzindo, vendendo, existindo e correndo atrás do prejuízo. Mas de outro, há empresas se reiventando, inovando, fazendo do limão uma limonada e sabe que está aprendendo muito com tudo isso e vai dar a volta por cima focando no futuro.

Escrevi um livro sobre Marketing no Varejo pela Editora IBPEX - 2008 e mais 4 livros de poesias que foram lançados no Brasil e em Portugal. O primeiro livro "Hiato" - 1982 foi utilzado para análise literária na Escola Internacional de Curitiba. Organizei a 4a. Noite da Poesia Paranaense - 1986. "A poesia sobe ao palco" que foi apresentado no Teatro Guaíra em Curitiba. Possuo algumas menções honrosas em concursos de poesia. Ganhei vários prêmios da publicidade no Brasil e em Portugal, como atendimento e diretora de planejamento estratégico das marcas. Adoro viajar e artes em geral. Uma aquariana curiosa e entusiasmada pela vida.

Comente