Repertório de Vídeos

O que impulsiona o compartilhamento de vídeos online?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um dos objetivos da exposição online de uma marca é promover o compartilhamento de seu conteúdo, tornando-o, se possível, “viral”.

Um estudo recente, publicado no Journal of Marketing, avalia e demonstra quais características dos vídeos postados pelas marcas em seus canais do Youtube impulsionam o compartilhamento online, por parte dos consumidores.

Para isso, a pesquisa executou três etapas de análise e acompanhou mais de 2500 vídeos de mais de 200 marcas. O resultado é um modelo estatístico que destaca quais elementos e direcionamentos do vídeo postado pela marca impulsionam a taxa de compartilhamentos. Ou seja: o que faz um vídeo ou comercial da marca se tornar viral.

Fizemos um vídeo (abaixo) que aborda a teoria por trás do estudo (as motivações para compartilhar um vídeo na internet), bem como os principais resultados da pesquisa em questão. Mais do que isso, em seguida está disponível o título e o link para o artigo original.

Título do artigo: What Drives Virality (Sharing) of Online Digital Content? The Critical Role of Information, Emotion, and Brand Prominence. Journal of Marketing, 2019, Vol. 83(4) 1-20. Autores do artigo: Gerard J. Tellis, Deborah J. MacInnis, Seshadri Tirunillai e Yanwei Zhang

Link para o artigo: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0022242919841034?casa_token=_G23U3GnwhMAAAAA:FBvLeK1znQjNar9t_Ky9bhun6pRMWIiXqc-FUBnRbkz8LoTRu_YI7Aw6ULxJPHXZ7hrYCCkkZAVoZA

Conheça mais vídeos sobre pesquisas na área de Branding

Além do vídeo acima, estamos sempre abordando estudos na área de marketing e branding. Similarmente, fizemos vídeo sobre o fenômeno Doppelganger, que também foi objeto de estudo em Journals da área de Marketing e do comportamento do consumidor.

Além disso, tem muito conteúdo sobre o modelo de DNA de Marca. Você conhece o modelo?

Olha só esse vídeo falando sobre o modelo pioneiro de DNA de marca elaborado pela Eliane Doin e usado por grandes e pequenas empresas para turbinar a marca.

Existem textos específicos sobre para que serve o modelo de DNA. Sobre os elementos que compõe o modelo de DNA de Marca. Sobre os benefícios do DNA de Marca para as empresas. E sobre o norte fornecido pelo propósito que está presente no modelo de DNA de Marca.

Além disso, existe até um case da Apple para ilustrar o modelo. E alguns exemplos de testemunhais de empresas que fizeram o processo.

Em adição, também foram disponibilizados vídeos falando do modelo de DNA de marca e do universo semântico que faz parte do modelo. Além disso, vídeos sobre personalidade da marca e Storytelling, também presentes no modelo.

Para o caso de dúvidas, ou para conversar conosco sobre como o modelo pode ajudar sua empresa, entre em contato conosco: 
elianedoin@gmail.com

Confira outros conteúdos do Blog:

Outros conteúdos sobre Branding estarão disponíveis semanalmente no blog Repetório Marketing & Talks: https://repertoriotalks.com.br/

Confira nosso vídeo sobre o modelo do DNA de marca, outro sobre a personalidade de marca e outro sobre Comunicação Integrada de Marketing. Da mesma forma, confira os artigos para conhecer melhor o DNA de marca com a descrição de cada elemento desse modelo inovador.

Cadastre-se no blog para receber as novidades e postagens por e-mail. Mais que isso: segue a gente no facebook, no twitter, no instagram e no youtube. E participe com comentários e perguntas. Mencione quais temas você gostaria de ver aqui no Blog e no canal do youtube. Certamente a sua participação vai ajudar a direcionar os próximos conteúdos. 

Publicitário, pesquisador na área de marketing, branding e comportamento do consumidor. Fã de baseball e football.

Comente